Alguns textos que, sob o estilo comédia Stand Up sarcástica, falam sobre pequenos fatos ou situações que passam despercebidas em nossas vidas e, muitas vezes, sequer questionamos o porquê das coisas serem assim.

31 de agosto de 2008

PEDÁGIO

Por que há pedágios que cobram três reais enquanto há outros que cobram quase 20? Criaram o pedágio com o suposto objetivo de arrecadar fundos para despesas e manutenções das pistas, certo? Se você pensar direito, TUDO à nossa volta necessita de manutenção após algum tempo... Mas não é por isso que pagamos por TUDO onde passamos em cima! Como isso não tem lógica, cada rodovia cobra o preço que quer. Pagamos pela manutenção da pista até mesmo quando ela está em perfeitas condições, e se você considerar o número enorme de carros que passam em uma estrada todo dia, quanto que cada motorista deveria pagar para ajudar a consertar um buraco? Talvez 0,0003 reais.
Portanto, decidi que um dia vou ser dono de estrada. Vou colocar quatro pedágios. E minha família vai trabalhar neles, assim posso pagar menos. Nada de contratar mão de obra especializada. Eu disse especializada mesmo. Acredite se quiser, há pessoas que trabalham nos pedágios porque gostam. Eu fico imaginando essas pessoas na escola conversando sobre profissões. Enquanto uns querem ser médicos, advogados, publicitários, etc, elas diziam: “Eu vou ser pedageiro, mas não pense que trabalharei em qualquer estradinha... Se Deus quiser, um dia me contratarão pra trampar lá na Dutra”!

25 de agosto de 2008

CIGARRO

Certo dia um imbecil pensou: “E se eu começasse a andar pelas ruas com fogo na boca? As pessoas vão gostar de mim. Vou inventar o cigarro”. Porém, a idéia de andar com um vagalume que solta fumaça pendurado não tinha muita lógica, então fizeram o cigarro com nicotina e outras substâncias que matam. Agora sim tiveram motivo para fumar!
Por que não criaram um cigarro saudável? Com vitamina C, proteínas,carboidratos, etc? Seria tão útil. Você está longe de casa, sem comer nada, aí tira um cigarrinho, fuma e repõe seus nutrientes.
Certo dia, discutindo com uma amiga, ela me disse que o cigarro deixa a pessoa estilosa, além de proporcionar calma e prazer. Tentei dar outras sugestões. Quanto ao estilo, sugeri que ela comprasse umas botas iguais da Joelma do Calypso. Pra resolver o problema da calma um suquinho de maracujá, e quanto ao prazer eu sugeri várias coisas que ela reprovou na hora.
Interessante como funciona a cabeça de muitas pessoas. Elas pagam semanalmente por algo que cheira mal, deixa os dentes amarelos, acaba com as cordas vocais, diminui o dinheirinho extra no final do mês e destrói os pulmões. Se elas fazem isso com o corpo delas todo dia e não têm medo, como é possível essas mesmas pessoas terem medo de baratas, aranhas, ir ao dentista, tomar vacina, falar em público? Garanto que é bem mais light...

21 de agosto de 2008

CUMPRIMENTOS

Quero aqui expor minha indignação sobre alguns dizeres comuns das pessoas.

- Seu chefe chega no escritório e diz "Bom dia" sem sequer olhar pra você. Será que realmente ele quer que você tenha um dia bom? Claro que não. O "Bom dia" é a maneira educada de dizer: "cheguei".

- Sua mãe te apresenta uma amiga de infância, feia, gorda e velha. Você diz a ela "Prazer em conhecê-la". Será que realmente você está sentindo prazer só de conhecer alguém? Então se por acaso algum dia me apresentarem a Shakira, eu nem vou dizer "prazer em conhecê-la", já vou direto pro "gozei".

- Por que dizemos "Vai com Deus" ? E por que a resposta é "Fique com ele"? Parece que Deus é ruim, já que ninguém o quer.

- Quando alguém pergunta "e aí, tudo bem" a resposta é "Tudo bom, tudo ótimo". Ou seja, a primeira pessoa é curiosa e quer saber se TUDO que se passa na vida da outra está correndo bem, e a segunda diz que TUDO está ÓTIMO. Ela tem a vida perfeita, sem decepções, tristezas, perdas, fracassos, nada!

- Quando você espirra, alguém responde um "Saúde". Tá aí outra mentira. Ninguém está te desejando uma vida saudável. O "Saúde" é uma maneira amigável de dizer "cala a boca". Afinal você está irritando com tantos atchins e não tem como mandarem você parar. Inclusive, qualquer dia experimente você dizer cala a boca pra pessoa resfriada. Ela vai se assustar tanto que vai até parar de espirrar.

14 de agosto de 2008

DESFILES DE MODA

De meses em meses acontecem desfiles que revelam as novas tendências e as novidades do mundo da moda. Engraçado que os celulares e os carros, por exemplo, também mudam a cada ano e não é por isso que precisam desfilar na passarela pra mostrar o que mudou.
Para representar as marcas nas passarelas existem as modelos. Elas não admitem, mas sabem que são apenas cabides ambulantes que carregam panos estranhos. Sem falar no jeito que elas caminham. Parece até que estão com coceira na bunda. E sempre com aquele rosto sério. Fazem esse teatro todo pra que a gente pense que ser modelo é um trabalho de verdade.
E por que as modelos são sempre magrelas raquíticas? O objetivo não é mostrar a moda para a população consumir depois? Quando eu ando na rua, vejo muito mais fofinhas do que magrinhas. Portanto, sou a favor de ter um desfile com umas mulheres bem gordonas, pra ter o contraponto.
Mas será que vale a pena o trabalhão todo que a organização tem? A gente vê tanta roupa esquisita nos desfiles e na prática todo mundo usa camiseta, calça jeans e havaianas.

11 de agosto de 2008

OLIMPÍADAS

Sediar as Olimpíadas é como uma festa de aniversário. Os convidados vêm de longe e vão até sua casa. A cerimônia de abertura é o bolo. Tem que estar bem enfeitadinho e melhor que os bolos anteriores. As velinhas representam a tocha olímpica, já que todo mundo se reúne em volta e fica olhando na hora de acender.
Aqueles convidados que ficam roubando os doces, os salgadinhos, as bebidas são os países que ganham mais medalhas. Assim, sobra pouca coisa pros países mais fraquinhos, como o Brasil.
O Brasil sempre foi uma porcaria nas Olimpíadas. Mesmo assim, a mídia dá um jeito de nos encher de orgulho patriota. Vi um narrador comemorando exaustivamente porque uma nadadora brasileira conseguiu a classificação pra fase final ao chegar em sexto lugar. Se ela foi tão mal na fase classificatória, o que pode fazer quando enfrentar os bons de verdade?
Eu sei que o Brasil sempre será ruim nos esportes olímpicos enquanto não tiver investimento, mas tem algumas modalidades que não me conformo que a gente é uma desgraça. Como os esportes de tiro ao alvo, por exemplo. Por que não levam os caras do BOPE ou do Comando Vermelho lá pra atirar? Eles praticam o ano inteiro mesmo! Já na canoagem poderiam inscrever os moradores da Avenida Aricanduva, acostumados com todo tipo de correnteza causada pelas enchentes. No atletismo vão os trombadinhas que correm da polícia todo dia. Os operadores de telemarketing já praticam o revezamento com o nosso telefone e ainda poderiam participar dos esportes sincronizados, já que agem e falam sempre igualzinho.
Tá vendo? É só ser criativo que ganhamos mais medalhas!

4 de agosto de 2008

ÁGUA EM OUTRO PLANETA

Volta e meia gostam de falar que encontraram gelo na Lua, em Vênus, em Marte, etc. O engraçado é que sempre noticiam isso como uma grande descoberta da humanidade, que vai transformar a vida humana e o rumo da história! A gente vê tudo isso e pensa: “e eu com isso?”. Os astrônomos ficam furiosos pelo nosso pouco caso sobre o assunto. Mas se é tão importante assim pra nós, por que não fazem uma propaganda: “Você! Que está cansado de pagar contas, anda sempre doente, ou sua vida amorosa está uma desgraça, acabaram seus problemas! Achamos água na Lua!”.
Sinceramente, essas descobertas que só serão importantes daqui a uns 1000 anos jamais despertarão interesse na maioria das pessoas, mas pra mim sim! Inclusive, até já desmarquei alguns compromissos que tinha pra essa data.
Nem a mídia se preocupa muito com a astronomia. Na vinheta do programa “Fantástico” desta semana, o apresentador Zeca Camargo fez a seguinte chamada: “Cientistas descobrem que há centenas de meteoros na direção da Terra e que podem destruir por completo a vida humana. Além disso, acompanhem uma viagem que fiz até uma feira artesanal na Alemanha”.
Você é um fanfarrão, hein Zeca Camargo? Da próxima vez diga assim -> “Amigos, vocês vão todos morrer, mas isso não importa, que tal ver uns vasinhos que andei observando lá na Europa?”.